Skip to content

7 dicas de como juntar dinheiro para comprar um imóvel em 2023

Muitas pessoas com o sonho de conseguir comprar a casa própria procuram maneiras de como juntar dinheiro para comprar um imóvel

No entanto, pelo fato de não encontrarem as estratégias certas, elas acabam se frustrando e desistindo do sonho de ter a casa dos sonhos. 

Porém, com as dicas certas e a maneira correta de juntar dinheiro, é possível juntar dinheiro de forma prática para comprar um imóvel

Tudo o que você precisa é realizar um planejamento financeiro de acordo com sua realidade e manter o foco no seu objetivo. 

Portanto, tenho claro em sua mente o objetivo de comprar um imóvel. Dessa maneira, será bem mais simples de juntar os recursos financeiros necessários para a aquisição.

No entanto, ainda existem algumas dicas que podem ser úteis na compra da sua casa própria. Por isso, a aMORA, neste artigo, trouxe 7 dicas de como juntar dinheiro para comprar um imóvel. 

Quer saber quais são essas dicas infalíveis? Então, continue lendo este artigo e dê o primeiro passo para adquirir seu imóvel! 

 

Como juntar dinheiro para comprar um imóvel: 7 dicas essenciais! 

A compra de um imóvel é o sonho da maioria dos brasileiros, mas pode parecer impossível pelos altos valores envolvidos. 

No entanto, nada é impossível! Com foco no objetivo, é possível juntar dinheiro suficiente para dar entrada na compra de um imóvel. 

Porém, a dica principal é realizar um planejamento financeiro de acordo com a sua realidade financeira. 

Para você conseguir dar o primeiro passo para a realização do seu sonho, a aMORA separou 7 dicas essenciais para juntar dinheiro e comprar um imóvel. Confira a seguir! 

 

Defina suas prioridades e conheça as suas finanças 

O primeiro passo para juntar dinheiro para comprar um imóvel é definindo suas prioridades e, principalmente, conhecer a realidade das suas finanças. 

Ou seja, antes de desenhar seus planos, é fundamental que você tenha clareza sobre suas necessidades e desejos, além de conhecer sua situação financeira. 

Portanto, para definir suas prioridades, reflita sobre quais são seus compromissos obrigatórios e qual é a meta que você deseja alcançar. 

 

Faça um planejamento financeiro

Você deve estar se perguntando: “Quanto guardar por mês para comprar um apartamento?”. A aMORA irá ajudá-lo a responder sua pergunta! 

Após a definição das suas prioridades e a análise da sua situação financeira, está na hora de realizar um planejamento financeiro. 

Desenvolver um plano sólido e realista é uma ótima maneira de economizar dinheiro e alcançar a aquisição do seu imóvel sem sacrificar sua qualidade de vida. 

Para isso, veja quais são suas receitas e despesas mensais e determine uma quantia de dinheiro que você pode economizar mensalmente. 

Lembre-se que o planejamento financeiro deve ser realista, portanto, não se esqueça de adicionar gastos como compras de supermercado, conta de luz, água e telefone, etc. 

 

Mude os hábitos e controle os gastos: realize alguns cortes estratégicos 

Mudar o estilo de vida pode ser difícil, mas é muito necessário para alcançar metas de longo prazo, como a aquisição de um imóvel. 

Então, ao invés de sair todo final de semana ou realizar viagens frequentes, tente guardar esse dinheiro para a compra do seu imóvel. 

Além disso, se possível, faça o corte de gastos com compras supérfluas, como fastfood, planos de assinatura, produtos desnecessários, entre outros. 

A partir disso, você pode realizar um controle de gastos diário. Ou seja, anote tudo o que você compra diariamente. Você pode fazer isso com apps ou manualmente. 

 

Se informe e conheça mais sobre o mercado imobiliário

como-juntar-dinheiro-para-comprar-imóvel

Boa parte das pessoas que compram seus imóveis, não estudam antecipadamente sobre o mercado imobiliário. 

A aquisição de um imóvel não é algo tão simples assim, ela exige estudo e estratégias para saber qual é a melhor modalidade de compra para o consumidor. 

Portanto, antes de comprar o seu imóvel, comece a estudar mais sobre o mercado imobiliário, especialmente as formas disponíveis no mercado para a compra de imóveis. 

Dessa maneira, você consegue saber qual é a modalidade e estratégia de compra ideal para o seu estilo de vida e realidade financeira. 

 

Elimine o uso do cartão de crédito 

O cartão de crédito é um dos motivos principais que os consumidores não conseguem juntar dinheiro para comprar um imóvel. 

Ele traz a falsa sensação de poder de compra. Com isso, os consumidores acabam utilizando-o de maneira desenfreada. 

Por isso, não se engane com o crédito disponibilizado no seu cartão. Portanto, utilize somente o dinheiro que realmente está disponível na sua conta corrente. 

Para isso, organize suas finanças pessoais onde sobre um pouco de dinheiro para você gastar como quiser. 

 

Faça o seu dinheiro render: faça uma ou mais aplicações financeiras 

Uma das chaves para juntar dinheiro para comprar um imóvel é fazer com que os recursos financeiros trabalhem para você. 

Existem diversas maneiras de fazer com que o dinheiro renda, uma delas são as aplicações financeiras, como Renda Fixa, Fundos de Investimentos, Tesouro, entre outros. 

No entanto, só aplique seu dinheiro se tiver um fundo de garantia adequado para investimentos — já que as aplicações possuem um pequeno risco. 

Caso não deseje investir seu dinheiro, uma maneira simples e prática de aplicar seu dinheiro é criando um fundo de emergência, como uma poupança. 

 

Prepare-se para gastos adicionais 

A compra de um imóvel envolve diversos custos, e nem sempre o interessado está preparado para enfrentá-los. 

Portanto, para que você não seja surpreendido com gastos adicionais, separe uma quantia para arcar com esses custos inesperados. 

Como dito anteriormente, uma maneira de fazer isso é criando uma poupança, ou fundo de emergência, onde seu dinheiro estará seguro e poderá ser resgatado a qualquer momento.

No entanto, se você deseja fazê-lo render, invista em aplicações financeiras que tenham um prazo de resgate curto. 

 

Como juntar dinheiro para comprar um imóvel ganhando pouco?

Comprar um imóvel comuma renda baixa pode parecer impossível, mas com o planejamento financeiro certo é possível adquirir uma casa própria. 

No entanto, para isso, você precisa ser bem mais cauteloso no seu planejamento financeiro, já que não possui rendimentos suficientes mensais. 

Por um lado, pode demorar um pouco mais para você juntar o dinheiro para a compra do imóvel, mas com foco será bem fácil alcançar seus objetivos. 

Porém, existem modalidades de crédito que podem ser interessantes para pessoas com a renda baixa, como o aluguel com intenção de compra

Além disso, o próprio governo oferece modalidades de créditos, como o financiamento imobiliário, com taxas de juros baixas. 

 

A aMORA chegou para facilitar a compra de imóveis! 

qual-é-a-melhor-forma-de-comprar-um-imóvel

Você deve estar se perguntando: “O que é aluguel com intenção de compra?”. Essa modalidade pode ser a solução para seus problemas. 

Essa modalidade de compra imobiliária não é tão conhecida pelos brasileiros, mas já está sendo utilizada para a aquisição de imóveis. 

Nela, o interessado escolhe um apartamento para alugar e o dinheiro do aluguel é direcionado para a compra do imóvel. 

Ou seja, o dinheiro do aluguel não está só indo para o bolso do locatário, ele está sendo utilizado para a compra do imóvel. 

Na aMORA, você consegue comprar o seu imóvel de uma maneira prática e simples, com o aluguel com intenção de compra. 

Nosso objetivo é facilitar a realização do sonho da casa própria, por isso, oferecemos todo o suporte necessário nessa modalidade inovadora. 

Venha conhecer como funciona a modalidade de compra inovadora da aMORA. Escolha o seu imóvel dos sonhos e já comece a morar na sua casa própria! 

 

Conclusão 

Agora que você já sabe como juntar dinheiro para comprar um imóvel, é só seguir as dicas citadas ao longo do artigo e manter o foco no seu sonho. 

Mesmo que você tenha uma renda baixa, nunca é tarde demais para começar a economizar para adquirir a sua casa própria. 

Hoje, já existem modalidades de compra inovadoras que facilitam a aquisição de um imóvel, como o aluguel com intenção de compra. 

Tudo o que você precisa é contar com uma empresa de confiança e que ofereça todo o suporte necessário para a compra do seu imóvel, como a aMORA. 

Portanto, não perca tempo para realizar o seu sonho, escolha o imóvel dos seus sonhos e simule a compra conosco!