Skip to content

Documentos para locação de imóvel para pessoa física: saiba quais são as exigências legais

Você sabe quais são os documentos para locação de imóvel para pessoa física? Conhecê-los é essencial para alugar uma moradia de maneira tranquila. 

Seja para moradia ou para negócios, encontrar um imóvel e alugá-lo pode ser uma tarefa complexa, pois envolve diversos fatores, inclusive a procura das documentações necessárias.

Quando encontramos o lugar que realmente se encaixa com nossas necessidades, surge a parte burocrática: a documentação necessária para locação. 

Para muitas pessoas, essa pode ser a etapa mais desafiadora na hora da locação do imóvel. Por isso, é fundamental ter foco e manter a atenção para garantir uma negociação tranquila. 

Mas afinal, quais são os documentos exigidos? Como se preparar para a negociação? Não se preocupe! Neste artigo, a aMORA explicará quais são as informações necessárias para você alugar o espaço ideal para suas necessidades. Vamos lá? 

Quais os procedimentos necessários para a locação do imóvel?

Escolher o imóvel compatível com suas necessidades é uma tarefa complexa, já que é preciso considerar diversos fatores, inclusive preferências pessoais. 

Porém, existem etapas padronizadas que devem ser cumpridas na aquisição de qualquer imóvel. Vamos conhecê-las? 

  • Escolha o imóvel: o primeiro passo para realizar a locação de um espaço é encontrar o imóvel ideal para suas necessidades;
  • Visite o imóvel: em seguida, separe os imóveis que mais te agradaram e marque uma visita com a imobiliário ou o próprio proprietário;
  • Espere a análise de crédito: geralmente, os proprietários e as imobiliárias realizam uma análise de crédito em seu nome. Então, aguarda o processo ser finalizado;
  • Junte a documentação necessária: se estiver tudo certo, está na hora de juntar as documentações necessárias. O responsável pelo contrato enviará as informações necessárias para finalizar o processo;
  • Assine o contrato: após ter o contrato gerado, é indispensável que você leia as cláusulas contidas no documento. Se estiver de acordo, assine o contrato;
  • Pague o aluguel e encargos: uma vez que o contrato é assinado, o inquilino deve pagar o aluguel e os encargos, como IPTU, seguro incêndio, condomínio, entre outros. 

Geralmente, esses são os passos que devem ser seguidos para alugar um imóvel. No entanto, dependendo da imobiliária ou proprietário, as etapas podem variar. 

Quais os documentos para locação de imóvel para pessoa física?

documentos-para-locação-de-imóvel-para-pessoa-física

“Mas afinal, quais são os documentos para locação de imóvel para pessoa física?” Ótima pergunta! As documentações necessárias podem variar de acordo com cada contrato. 

Por exemplo, um imóvel que é destinado para pessoas físicas requer dados específicos. Já para pessoa jurídica, os documentos solicitados podem ser diferentes. 

Porém, como estamos falando sobre os documentos para locação de imóvel para pessoa física, vamos focar neles. Então, vamos lá? 

  • RG e CPF: os primeiros documentos que você deve separar é o RG e CPF, que são informações fundamentais para o desenvolvimento do contrato;
  • Ficha cadastral preenchida e assinada: geralmente, as imobiliárias e os proprietários solicitam o preenchimento de uma ficha cadastral. Nela, poderão ser solicitados dados como nome completo, renda, telefone para contato, profissão, entre outros;
  • Comprovante de renda: dependendo do imóvel que será alugado, a imobiliária ou proprietário pode solicitar a comprovação de renda. Você pode apresentar contracheques, holerites e outros documentos comprobatórios;
  • Comprovante de rendimento superior a 03 vezes o valor do aluguel líquido: na maioria dos casos, a imobiliária e o proprietário priorizam inquilinos que comprovem uma renda superior a 3 vezes o aluguel. Essa é uma maneira de garantir que o locatário cumprirá com as obrigações de pagamento.
  • Declaração de Imposto de Renda completa: se o locatário receber um salário que já necessite de declaração de Imposto de Renda, algumas imobiliárias e proprietários podem solicitar a comprovação da declaração;
  • Os três últimos recibos de pagamento, se estiver pagando aluguel: uma maneira de comprovar seus rendimentos mensais é mostrar os últimos três recibos de pagamento. 

Os documentos citados acima são as principais informações requeridas para a finalização de um contrato de locação. No entanto, outros tipos de dados podem ser solicitados pela imobiliária ou proprietário do imóvel.

Quais as outras formas de comprovação de renda?

maneiras-de-comprovar-renda

As maneiras de comprovação de renda podem variar de locatário para locatário. Algumas pessoas recebem renda de outras fontes, então devem comprovar de outras maneiras. 

Por exemplo, comerciantes, aposentados, profissionais liberais e trabalhadores informais devem comprovar renda de outra maneira. 

Então, se esse for seu caso, não se preocupe! Se você não possuir contracheques ou holerites, sempre existem outras formas de comprovar renda. Vamos conhecê-las?

Industriais e comerciantes

Caso você seja dono de uma indústria ou comerciante, a comprovação de renda é diferente de um trabalhador assalariado. 

Você pode realizar a sua comprovação de renda por meio de balanço patrimonial da empresa, declaração de imposto de renda, extratos bancários ou notas fiscais. 

Aposentados e pensionistas

No caso de aposentadoria e pensionistas, a comprovação de renda pode ser realizada por meio do comprovante de pagamento do benefício (extrato do INSS).

Porém, também é possível comprovar a renda por meio de declaração de imposto de renda ou extratos bancários. 

Profissionais liberais e autônomos

Para profissionais liberais e autônomos, a comprovação de renda pode ser um pouco mais complexa, mas não impossível. 

Você pode apresentar a declaração de imposto de renda, extratos bancários, contratos de prestação de serviços, notas fiscais, recibos ou comprovantes de pagamento de serviços. 

Trabalhadores da economia informal

Igualmente aos profissionais liberais e autônomos, a comprovação de renda para trabalhadores da economia informal também pode ser um pouco complicada. Isso porque, muita das vezes, esses trabalhadores não possuem uma renda formal. 

Nesse caso, podem apresentar extratos bancários que comprovem movimentação financeira, declaração de imposto de renda, recibo de pagamentos, contratos de prestação de serviços, entre outros. 

Porém, é importante ressaltar que em casos como os citados acima, é essencial entrar em contato com a imobiliária ou proprietário para saber qual é a documentação ideal para a comprovação de renda. 

Uma nova maneira de comprar o seu imóvel: Alugar para comprar da aMora!

Está cansado de ter que lidar com burocracias do aluguel e ter o seu imóvel próprio, mas não sabe por onde começar? Uma ótima alternativa é a modalidade aluguel para comprar da aMORA! 

Diferentemente dos aluguéis convencionais, a responsabilidade da aMORA é facilitar a compra e o aluguel do imóvel para seus clientes. 

Mas, o que é alugar para comprar da aMORA? É uma modalidade onde o inquilino utiliza o valor do aluguel para cobrir parte da compra do imóvel. 

Ou seja, o locatário pode ficar no imóvel o tempo que quiser e, caso se interesse na compra, poderá utilizar o valor investido para comprar a casa ou apartamento

Se interessou por essa modalidade? Então, conte com a aMORA para encontrar o imóvel ideal para suas necessidades e, finalmente, chamá-lo de seu! 

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os documentos para locação de imóvel para pessoa física, está na hora de começar o processo de locação do seu espaço. 

Sabendo os documentos necessários para a locação de um imóvel, fica bem mais simples de dar início ao processo de desenvolvimento do contrato. 

Dessa maneira, você consegue facilitar a locação tanto para si próprio quanto para imobiliário ou proprietário. 

Então, antes de iniciar o processo de locação de um imóvel, não se esqueça de separar e procurar as informações e documentações necessárias. 

Além disso, caso deseje uma modalidade mais prática e inovadora de adquirir seu imóvel próprio, não hesite em contar com a alternativa de alugar para comprar da aMORA!