Skip to content

7 melhores bairros para morar em SP em 2023

É da vontade de diversos brasileiros mudarem para a capital paulista. No entanto, muitas pessoas não dão o primeiro passo, pois não sabem quais são os melhores bairros para morar em SP. 

São Paulo é uma cidade que possui diversos bairros, regiões mais badaladas e outras com muito verde e ar puro. Ou seja, tem lugar para todos os tipos de moradores. 

A capital paulistana e principal metrópole da América do Sul, possui diferentes regiões e consegue agradar diversos tipos de pessoas. 

Algumas pessoas consideram que a segurança é o fator principal para moradia. Já outras preferem lugares que sejam próximos do trabalho. 

Outras já preferem os bairros que são mais distantes dos grandes centros, priorizando a calmaria e a tranquilidade. 

Para você escolher o bairro ideal para o seu estilo de vida, a aMora, neste artigo, te mostrará os 7 melhores bairros para morar em SP em 2023. 

Continue conosco e descubra o bairro ideal para você chamar de casa! 

Qual é a melhor zona de SP para morar? 

Em São Paulo, é muito comum que as pessoas se localizem por Zonas. Então, existem 5 tipos de zonas, sendo a Sul, Leste, Norte, Oeste e o Centro. 

Cada zona possui suas próprias características — uma mais tranquila, outra mais movimentada, uma mais perigosa, outra mais segura, etc. 

É muito importante você conhecer todas as zonas para você encontrar o bairro ideal para chamar de moradia. 

Dentro dessas zonas existem diversos bairros que também possuem suas próprias características. 

Para você se situar melhor, separamos uma breve explicação sobre cada zona de SP. Assim, ficará mais fácil escolher o bairro ideal para você morar. Confira abaixo!  

Zona Sul 

Podemos dizer que a Zona Sul é a área mais populosa de SP, conforme o levantamento INFOCIDADE da Prefeitura de São Paulo. 

Então, se você gosta de morar em regiões mais movimentadas, a Zona Sul pode ser uma ótima opção de moradia. Fazem parte da Zona Sul bairros como Vila Mariana, Moema, Ibirapuera, Morumbi e Conceição.

É importante ressaltar que cada bairro da Zona Sul possui suas próprias características, mas o que se destaca é a região ser bem movimentada e populosa. 

Zona Leste 

quais-os-melhores-bairros-para-morar-em-sp

A Zona Leste é classificada como a segunda melhor zona de SP, perdendo apenas para a Zona Sul da capital em escala de preferência. 

Com quase 300 km² de extensão, a Zona Leste é um local repleto de escolas, estabelecimentos comerciais, hospitais, áreas verdes e inúmeras opções de lazer. 

A Zona Leste possui o maior número de distritos, mas os que se destacam são Mooca, Tatuapé, Anália Franco, Água Rasa, Belém, Penha e Vila Prudente. 

Zona Norte 

A maior qualidade da Zona Norte é o conforto que ela proporciona aos seus moradores. Então, essa é uma ótima opção para pessoas que estão à procura de qualidade de vida. 

Um dos principais benefícios da Zona Norte são: conforto, tranquilidade, custo-benefício e facilidade de transporte. 

A Zona Norte é dividida em 18 distritos, sendo Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaçanã, Tremembé, Perus, Anhanguera, Pirituba, Jaraguá, São Domingos, Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros. 

Zona Oeste 

Essa zona é conhecida por concentrar os principais bairros da capital paulista, além de ter muita inovação. 

Ou seja, a Zona Oeste é uma das mais valorizadas na cidade. Os principais bairros da zona são: Higienópolis, Pacaembu, Alto de Pinheiros, Perdizes, Barra Funda e Jardim Paulista. 

Um dos benefícios da Zona Oeste é que ele proporciona um contato mais próximo com a natureza, já que tem proximidade com parques, como Parque da Água Branca, Parque da Previdência, Parque Buenos Aires e Parque Villa-Lobos. 

Centro 

O centro é uma região voltada para os amantes da capital. Isso porque é uma região extremamente movimentada, badalada e populosa. 

Morar no Centro de SP significa ter diversos serviços disponíveis 24h por dia, como drogarias, restaurantes, bancos, hospitais e muito mais. 

Além disso, a região tem os principais pontos da capital, como a Rua 25 de março, bairro da Liberdade, Rua Augusta, Theatro Municipal e Centro Cultural Banco do Brasil. 

O centro é uma região mais voltada para o público jovem, já que é repleto de entretenimento 24h por dia e inúmeras atrações. 

Quais critérios analisar na hora de escolher o melhor bairro para morar em SP? 

criterios-para-morar-em-são-paulo

Antes de você morar em SP, você tem que analisar alguns critérios essenciais para encontrar o bairro ideal para o seu estilo de vida. Alguns são: 

  • Preço: veja qual é a média de preço dos imóveis e quanto é o estilo de vida das pessoas que moram no bairro; 
  • Infraestrutura: esse ponto é extremamente importante para se ter uma ótima qualidade de vida. Então, veja se o bairro é arborizado e tenha as principais estruturas para sobrevivência, como mercados, hospitais, shoppings, etc;
  • Transporte: esse é um dos principais pontos para se analisar em um bairro. Isso porque sem transporte não há locomoção;
  • Segurança: depois do transporte, a segurança é um fator muito importante em um bairro. Por isso, veja como é a segurança do bairro que lhe interessou;
  • Estilo de vida: cada pessoa tem o seu próprio estilo de vida. Então, veja se o bairro oferece atividades de acordo com a sua rotina. 

Confira uma lista dos melhores bairros para morar em SP 

Agora que você já sabe as características de cada Zona de São Paulo e o que considerar antes de escolher o melhor lugar para morar em SP, está na hora de conhecer os melhores bairros da capital.

A escolha pode variar de acordo com cada morador. Isso porque existem inúmeros bairros com características distintas. 

Para você conhecer melhor os bairros de São Paulo, separamos os melhores bairros para morar em SP. Confira abaixo! 

Como é morar em Pinheiros

Na zona oeste, Pinheiros é um bairro muito famoso entre os locais e para quem está se mudando para SP a trabalho. 

Próximo a endereços empresariais famosos como as avenidas Faria Lima e a Presidente Juscelino Kubitschek, Pinheiros nunca para e tem uma ampla linha de transporte público, com estações de metrô e linhas de ônibus. 

Muitas pessoas optam pelo uso da bicicleta no bairro: as ciclovias têm uma boa manutenção e são muito utilizadas.

O Alto de Pinheiros atrai muitos moradores por ser super arborizado e ter apartamentos incríveis. 

Uma das áreas mais valorizadas da cidade, o Parque Villa-Lobos e a Praça do Pôr do Sol são ótimos para dar uma respirada e curtir o dia com os pets e a família.

Como é morar no Centro

Para quem procura praticidade e um bom custo benefício, o Centro de São Paulo tem inúmeros imóveis prontos para moradia e a melhor malha de transporte da cidade, com acesso às linhas amarela, vermelha e azul.

Morar no centro é a garantia de serviços 24h por dia, além de acesso à Rua 25 de março, um dos principais polos varejistas do Brasil, o incrível bairro da Liberdade e diversos shoppings e galerias pela região. 

Quem mora no centro ainda aproveita a badalada Rua Augusta e seus barzinhos, e a efervescência cultural do Theatro Municipal e Centro Cultural Banco do Brasil.

Como é morar na Vila Madalena

como-é-morar-em-são-paulo

Um dos bairros mais boêmios de São Paulo, a Vila Madalena é para quem gosta de um ambiente cultural rico e uma cena alternativa. 

Famosa por suas casas antigas e decoração retrô, a Vila Madalena tem lugares como o Beco do Batman, um conjunto de vielas grafitadas, e bares como o Madeleine Jazz Bar. 

Os bares tradicionais não ficam de fora: vale a pena conhecer o Olívio ou o Boteco São Conrado.

As ruas arborizadas e praças conferem um clima de interior com toda a infraestrutura de uma cidade grande. 

O bairro também é conectado ao metrô pela linha verde. É um bairro excelente para famílias com crianças, com várias escolas e clínicas médicas.

Como é morar em Moema

Com uma das melhores qualidades de vida da cidade, Moema é dividido entre Moema Pássaros e Moema Indíos. 

Moema Pássaros fica entre a Avenida Santo Amaro e a Avenida Ibirapuera e possui ruas com nomes de pássaros, como: Canário, Gaivota, Rouxinol, entre outras. É a parte mais próxima do Parque do Ibirapuera.

Já Moema Índios fica entre a Avenida Ibirapuera e a Avenida Moreira Guimarães, e é onde está localizado o Shopping Ibirapuera. 

Possui ruas com nomes indígenas, como: Maracatins, Nhambiquaras, Jurema, entre outros. É a parte mais próxima do Aeroporto de Congonhas.

O bairro, que apesar de ser principalmente residencial, oferece uma opção muito grande de serviços, é pertinho do Parque Ibirapuera e do Museu de Arte Moderna, além de estar a menos de 15 minutos a pé do Shopping Ibirapuera.

Como é morar no Jardim Paulista

Um dos "Jardins" de São Paulo, junto ao Jardim América, o Jardim Paulistano e Cerqueira César, o Jardim Paulista surgiu na década de 1910, com o conceito de bairro-jardim. 

Pertinho da Avenida Paulista, o bairro conta com vários Shoppings, como o Shopping Cidade São Paulo e o Jardim Pamplona.

O bairro tem duas estações de metrô, a Brigadeiro e a Trianon-Masp, com acesso direto às linhas azul e verde do metrô, com todas as comodidades - a maioria com funcionamento 24h. E no Jardim Paulista que fica o MASP, o museu mais famoso de São Paulo, e o parque Trianon.

Como é morar em Bela Vista 

De acordo com os moradores do bairro, Bela Vista é um dos lugares mais seguros de São Paulo. A Localização é excelente e, geralmente, não é necessário carro para se locomover. 

O bairro é bem mais tranquilo se comparado a outros. Alguns dizem que o silêncio da região lembra uma cidade pequena. Até mesmo nos horários de pico o local é tranquilo. 

Bela Vista é um dos bairros mais tradicionais e importantes de São Paulo, está localizado entre a Consolação e a Liberdade, na Zona Central da cidade. 

Como é morar em Itaim Bibi 

O bairro de Itaim Bibi é um dos mais valorizados de São Paulo, já que os moradores podem usufruir de uma ótima qualidade de vida e excelentes infraestruturas. 

A região é conhecida pela grande concentração de sedes e empresas e também pelo fato de ter diversos comércios e restaurantes.

O bairro é também é bastante conhecido pela grande variedade de lazer e excelente qualidade gastronômica. Isso porque a região abriga os melhores restaurantes de São Paulo. 

Como financiar o imóvel dos sonhos no melhor bairro de SP?

como-financiar-um-imóvel-em-sp

Agora que você já conheceu os melhores bairros para morar em SP, você deve estar se perguntando como conseguir uma moradia na cidade, não é? 

Calma. Não é difícil conseguir uma moradia nos melhores bairros de São Paulo. Tudo o que você precisa é contar com uma empresa que facilite a sua compra ou aluguel. 

Facilidade, agilidade e praticidade você encontra aMora! Tornamos a compra da sua casa própria mais rápida e simples. 

Isso porque somos uma nova opção para o mercado imobiliário, mais flexível e acessível para quem sonha em comprar seu imóvel em São Paulo. 

Somos parceiros na compra da casa própria, possibilitando você morar e testar sua própria residência enquanto te ajudamos a guardar recursos financeiros. 

Somado a isso, temos uma tecnologia exclusiva de análise dos imóveis, o que ajuda e dá suporte aos nossos clientes na escolha da casa própria. 

Então, se você está à procura de uma solução personalizada e prática de financiamento de imóvel, nós somos a sua resposta! 

Aprenda a comprar e não se descapitilizar investindo no financiamento do imóvel dos seus sonhos com a aMora!

Saiba mais sobre os melhores bairros para morar em SP, aluguel e compra de apartamento e a modalidade de compra "alugar para comprar" aqui no blog de imóveis da AMORA!

Conclusão 

Muitas pessoas pensam que morar em São Paulo é sinônimo de passar raiva no trânsito, com a vizinhança e com a movimentação da cidade. 

Por um lado, essa informação pode ser verdadeiramente útil. No entanto, não são todos os bairros que possuem essas características.

Como dito ao longo do artigo, cada bairro de SP possui suas próprias características, ou seja, uns podem ser mais tranquilos e outros mais movimentados. 

Então, se você está pretendendo morar na principal metrópole da América do Sul, escolha o bairro ideal para seu estilo de vida com aMora!