Skip to content

Tipos de apartamento: conheça os principais e saiba como escolher o ideal para você!

Você conhece os tipos de apartamentos disponíveis para moradia? É comum acharmos que só exista um tipo, mas não é bem por aí! Existem diversos tipos de apartamentos.

Com a crescente diversidade de estilos de vida e demandas individuais, uma ampla gama de tipos de apartamentos foram desenvolvidos.

Com estilos arquitetônicos e layouts variados, cada tipo de apartamento oferece uma experiência única de moradia. 

Isso porque existem opções desde as mais compactas e funcionais até residências luxuosas com amplos espaços. 

Se você está em busca do apartamento ideal ou deseja conhecer os tipos disponíveis no mercado, continue conosco para saber mais sobre o assunto. Vamos começar? 

Tipos de apartamento: conheça os 10 modelos principais e suas diferenças!

No mundo onde a busca por um lar confortável e adequado é constante, conhecer os tipos de apartamentos disponíveis no mercado se torna fundamental. 

A diversidade de estilos arquitetônicos, layouts e características únicas de cada tipo oferece uma ampla variedade de opções para os futuros moradores. 

Por isso, para você saber qual é o estilo ideal de apartamento para seu estilo de vida, a aMORA trouxe 10 modelos principais de apartamentos. Vamos conhecê-los? 

Padrão

Vamos começar com o estilo mais popular de todos: o padrão. Ele é o modelo mais tradicional e pode ser encontrado em diversos empreendimentos residenciais. 

Geralmente, esse estilo de planta é regular, com cômodos distribuídos de maneira convencional. Ou seja, de maneira mais “comum”. 

Esses apartamentos são projetados para atender às necessidades básicas de moradia, oferecendo um espaço confortável para os moradores. 

Kitnet

A kitnet, também conhecida como quitinete ou apartamento tipo estúdio, é uma opção compacta e versátil de moradia, especialmente para pessoas que necessitam economizar. 

Esse tipo de apartamento é caracterizado por oferecer um único ambiente que integra sala, quarto e cozinha em um espaço só, sem divisórias físicas. 

No entanto, geralmente, eles contam com um banheiro separado. Por conta de seu tamanho reduzido, as kitnets são ideais para uma pessoa, ou no máximo duas. 

Loft

O loft é um estilo de apartamento que se destaca por seu design contemporâneo, espaços mais amplos e uma atmosfera industrial ou moderna. 

Ele é inspirado nas antigas fábricas e armazéns que foram convertidos em residenciais. Por isso oferecem uma experiência de moradia única e esteticamente diferenciada. 

Uma das principais características do loft é o seu espaço aberto, sem divisórias tradicionais para separar os diferentes ambientes. 

Flats

Já os flats são uma opção de moradia que combina características de um apartamento residencial com comodidades de um hotel. 

Eles foram projetados para oferecer uma estadia temporária ou de curto prazo, atendendo Às necessidades de pessoas que estão em viagens de negócios, turismo ou moradia flexível. 

Uma das principais características dos flats é que, geralmente, eles são mobiliados e equipados com todos os itens essenciais para uma estadia mais confortável.

Cobertura

principais-tipos-de-apartamentos

As coberturas são um dos tipos de apartamentos mais luxuosos e exclusivos disponíveis no mercado imobiliário. 

Eles são caracterizados por ocuparem o último andar de um edifício, oferecendo vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade ou do entorno.

O espaço da cobertura é ao ar livre, como terraços, varandas ou jardins privativos, que são uma extensão do apartamento e proporcionam áreas de lazer, entretenimento e lazer.

Studio

Os studios são apartamentos mais compactos e versáteis que oferecem um espaço mais limitado, sem divisões físicas, criando um ambiente integrado. 

Por isso, geralmente, os studios combinam um ambiente único com sala, quarto e cozinha em um só espaço. Seu objetivo principal é otimizar o espaço disponível. 

Os studios são projetados para atender às necessidades básicas de moradia de maneira eficiente, especialmente para pessoas que necessitam de praticidade.

Garden

Essa é uma opção que nem todos conhecem. O garden é uma opção única e diferenciada que combina características externas privativas, como um jardim ou terraço. 

Eles são projetados para oferecer uma conexão direta com a natureza e proporcionar um ambiente ao ar livre dentro da própria moradia. 

Esse tipo de apartamento oferece a oportunidade de desfrutar de momentos ao ar livre, criar áreas de convivência, cultivar plantas e até mesmo para animais de estimação. 

Duplex

Igualmente à cobertura, o Duplex também é um tipo de apartamento luxuoso. Ele é ideal para aqueles que procuram um espaço residencial diferenciado e espaçoso. 

Eles se destacam por possuírem dois níveis, conectados por uma escada interna, oferecendo uma sensação de amplitude e uma divisão distintiva. 

Uma das principais características dos apartamentos duplex é a sua distribuição em dois pisos. Geralmente, o primeiro nível é para áreas sociais, enquanto o segundo nível abriga os quartos, banheiros e áreas privativas. 

Triplex

Os apartamentos triplex são uma ótima opção para quem está em busca de sofisticação e luxo, uma vez que oferecem um espaço residencial espaçoso e com um layout exclusivo. 

Como já o próprio nome propõe, eles são compostos por três níveis, oferecendo ainda mais espaço e possibilidade de design que o duplex. 

Sua principal característica é a distribuição em três pisos distintos. Cada nível pode abrigar diferentes áreas e funcionalidades, proporcionando uma divisão clara e organizada. 

Townhouse

Por fim, e não menos importante, temos a townhouse, um estilo de moradia que combina características de uma casa unifamiliar com a convivência de um condomínio. 

Elas são projetadas em uma fileira única, compartilhando paredes laterais com outras unidades, e são projetadas em dois ou mais andares. 

Sua característica mais marcante é a sua arquitetura vertical, onde os diferentes níveis são acessados por uma entrada privativa, oferecendo a sensação de individualidade. 

Como escolher o tipo de apartamento ideal para você?

como-escolher-o-tipo-de-apartamento-ideal

Agora que você já sabe os principais tipos de apartamentos, está na hora de saber como escolher o tipo de apartamento ideal para você. 

Com tantas opções disponíveis, é essencial considerar suas necessidades, preferências e estilo de vida para encontrar o apartamento perfeito

Isso porque cada tipo de apartamento possui características únicas que podem influenciar sua experiência de moradia. Por isso, ao escolher um apartamento, considere os seguintes pontos: 

  • Localização: Considere a proximidade de locais importantes, como trabalhos, escolas, hospitais, supermercados e transporte público;
  • Apartamento usado ou novo: Apartamentos usados podem oferecer um preço mais acessível e podem estar localizados em áreas estabelecidas. Já os apartamentos novos costumam oferecer uma melhor infraestrutura;
  • Necessidades e desejo da família: Não se esqueça de considerar as necessidades e desejos da sua família. Então, avalie o número de quartos, tamanho dos cômodos, presença de áreas de lazer e segurança adequada;
  • Estilo de vida: Esse é um ponto crucial. Analise o seu estilo de vida e o tipo de apartamento que melhor se adequa a ele;
  • Orçamento e capacidade de investimento: Defina seu orçamento e capacidade de investimento. Leve em consideração o valor do apartamento, taxas condominiais, impostos e custos de manutenção. 

Além dos pontos citados anteriormente, é recomendável você realizar visitas aos apartamentos em consideração, conversar com os moradores e analisar a estrutura do imóvel.

Uma nova maneira de comprar o seu imóvel: Alugar para comprar da aMora!

O mercado imobiliário está sempre evoluindo, e uma das abordagens que vem ganhando destaque é o aluguel com intenção de compra, oferecido pela aMORA. 

Essa é uma modalidade de negócio que proporciona uma maneira prática e flexível de adquirir um imóvel, atendendo às necessidades de quem busca uma opção diferenciada. 

O aluguel para comprar da aMORA é uma maneira simples e conveniente de você comprar qualquer tipo de apartamento que você deseja. 

Durante o período de aluguel, parte do valor pago é mensalmente acumulado como crédito de compra, podendo ser utilizado posteriormente para adquirir um imóvel. 

Oferecemos todo o suporte necessário em todo o processo de aluguel para compra. Temos uma equipe e um site especializado para você comprar seu imóvel de forma prática. 

Então, dê o primeiro passo para comprar o seu tipo de apartamento dos sonhos. Veja como funciona o aluguel para comprar da aMORA! 

Conclusão 

Escolher o tipo de apartamento ideal para morar é uma tarefa complexa, mas com as informações certas é possível encontrar o imóvel ideal para você. 

A decisão do tipo de apartamento ideal para você dependerá de diversas questões, como seu estilo de vida, preferências, rendimentos, entre outros. 

Por isso, antes de escolher qualquer apartamento, é necessário analisar as suas preferências para saber qual é o tipo de apartamento ideal.

Após fazer isso, será necessário contar com uma imobiliária especializada que ofereça opções de compra inovadores, como a aMORA.