Skip to content

Apartamento pronto para morar: o que é, como funciona e vantagens

Quando pensamos em ter uma casa ou um apartamento para chamar de nosso, são muitas as opções disponíveis no mercado. 

Uma delas é o apartamento pronto para morar, que pode ser a escolha perfeita para as pessoas que gostam de ser mais práticos e não querem se preocupar com reformas. 

O apartamento pronto para morar é aquele que o comprador já recebe as chaves com tudo pronto, sem a necessidade de nenhum tipo de mudança. 

Geralmente, esses imóveis têm uma ótima infraestrutura, com áreas comuns bem equipadas e segurança 24 horas. Ou seja, perfeito para pessoas práticas! 

Mas, você sabe como funciona e quais são as vantagens de adquirir um apartamento pronto para morar? 

A aMORA, neste artigo, explorará tudo que você precisa saber sobre essa opção tão prática e conveniente. Vamos começar? 

O que é um apartamento pronto para morar?

Um apartamento pronto para morar é como uma obra de arte completa, pronta para ser admirada e utilizada. 

Ou seja, na prática, um apartamento pronto para morar é um imóvel que já foi construído, decorado e equipado. 

Portanto, ele terá todos os acabamentos, como pisos, revestimentos, pintura e iluminação, além de contar com móveis e eletrodomésticos. 

Essa é uma alternativa perfeita para pessoas que não querem se preocupar com as etapas de construção e decoração de um imóvel. 

Ou até mesmo para pessoas que estão à procura de uma solução rápida e prática para mudar de casa. É como um pacote completo de praticidade e comodidade. 

Quais as vantagens de investir em um apartamento pronto para morar?

vantagens-de-comprar-um-apartamento-pronto-para-morar

Muitas pessoas gostam de construir o seu apartamento do zero, já que desejam deixá-lo da maneira que sempre sonharam. Porém, isso pode levar muito trabalho e tempo. 

Para “fugir” de situações como essa, a melhor opção é adquirir um apartamento pronto para morar, que não precisa de nenhum tipo de reforma ou decoração. 

Por terem designs prontos e decorações já feitas, algumas pessoas não podem gostar da ideia de aquisição. Porém, existem diversos benefícios na compra de imóveis como esse. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios desse modelo de imóvel? Veja a seguir! 

1. Reduz o risco do seu investimento 

Quando você compra um apartamento pronto para morar, terá a garantia que o imóvel esteja finalizado e pronto para ser utilizado. 

Isso significa que você não terá problemas com as obras ou terá que arcar com possíveis atrasos na entrega, diminuindo o risco de investimento. 

Para aumentar ainda mais a segurança da compra, a maioria das construtoras oferecem garantias e assistências técnicas para seus clientes, em casos de qualquer problema. 

2. Negociação mais ágil 

Como o apartamento pronto para morar já está finalizado, a negociação pode ser mais rápida e prática. 

Isso porque você não precisa esperar a conclusão da obra para adquirir o imóvel, já que ele estará finalizado — o que acelera o processo de compra. 

Essa vantagem é especialmente importante para um mercado imobiliário competitivo, onde as oportunidades podem surgir e desaparecer rapidamente. 

3. Mudança imediata

As pessoas que procuram um apartamento pronto para morar, geralmente, são práticas e não querem perder muito tempo com a mudança.

Então, como o imóvel já está finalizado para moradia, o proprietário pode realizar a mudança imediatamente, sem precisar esperar acabamentos ou reformas. 

Optando por essa modalidade de imóvel, tudo o que você precisa fazer é realizar a aquisição e realizar a sua mudança. 

4. Documentação facilitada

As documentações de apartamentos que ainda não foram finalizados podem ser um pouco mais complexas do que os que já foram finalizados. 

Geralmente, os apartamentos prontos para morar já possuem todas as suas documentações prontas, pois a construtora ou incorporadoras já cuidaram disso. 

Portanto, isso acaba tornando o processo de compra e aluguel mais ágil e menos estressante, permitindo que o proprietário foque somente em sua mudança. 

5. Planejamento mais facilitado da ocupação do imóvel 

Quando você adquire um apartamento não finalizado, fica quase que inevitável saber a previsão de entrega das chaves para realizar a ocupação. 

Agora, com o apartamento pronto para morar, fica mais simples planejar a mudança e a ocupação do imóvel. 

Isso porque você já conhece as dimensões e características do apartamento, o que facilita o planejamento de móveis, decoração e organização. 

Além disso, as construtoras também oferecem plantas e layouts que auxiliam na organização do espaço e no aproveitamento das áreas disponíveis. 

Quais cuidados tomar ao comprar um apartamento pronto para morar?

cuidados-para-comprar-um-apartamento

A compra de um imóvel é um investimento muito grande para a maioria das pessoas, por isso deve ser feito com muito cuidado e atenção. 

Isso porque estamos falando de uma operação que envolve altos custos e investimentos e qualquer problema pode gerar uma grande dor de cabeça ao proprietário. 

Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados ao comprar um apartamento para morar. Veja alguns pontos essenciais para tomar cuidado ao comprar imóveis desta modalidade: 

  • Avaliar sua condição financeira;
  • Fazer uma vistoria técnica do imóvel com um engenheiro civil;
  • Analisar a documentação do imóvel; 
  • Escolher uma imobiliária de confiança; 
  • Estudar a localização do imóvel e a segurança da região; 
  • Ler e avaliar com calma o contrato de compra e venda do imóvel; 
  • Colocar todas as informações no papel. 

Comprar um apartamento pronto para morar pode ser uma ótima opção, mas é uma decisão que deve ser tomada com muita cautela. 

Portanto, antes de fechar contrato com qualquer construtora, revise e estude os pontos citados acima para fazer uma escolha mais segura. 

Confira agora mais informações sobre como realizar seu sonho de casa própria aqui no blog de imóveis da AMORA!

Como funciona a compra de um apartamento pronto para morar?

Para algumas pessoas, a compra de um apartamento pronto para morar pode ser um processo um pouco complicado. Mas com foco e estratégia, a missão se torna simples. 

Primeiramente, para comprar um apartamento já finalizado, o interessado deve ter uma quantia suficiente para oferecer de entrada. 

O restante do valor, aproximadamente 70%, deve ser financiado por meio de uma instituição financeira do cliente. 

Como o imóvel já está pronto para moradia, fica até mais simples os bancos e instituições financeiras liberarem o valor solicitado pelo comprador. 

Após a entrega das documentações, elas serão avaliadas e, se aprovadas, poderão ser liberadas para a assinatura. 

Por fim, o interessado poderá assinar o contrato e já conseguirá chamar o imóvel de seu. É importante ressaltar que as etapas podem mudar conforme o perfil do cliente e a instituição financeira escolhida para o financiamento.

Quais são as principais formas de pagamento?

Uma das formas mais comuns de adquirir um apartamento pronto para morar é dando uma entrada seguida do financiamento, como dito anteriormente.

No entanto, se possível, o interessado também pode adquirir o imóvel à vista. Em casos como este, o cliente possui mais poder de negociação para conseguir bons descontos. 

Porém, é válido ressaltar que essa forma de pagamento não é viável para todos os clientes, já que envolve um valor muito alto de investimento. 

Uma nova maneira de comprar o seu imóvel: Alugar para comprar da aMora!

como-funciona-comprar-um-apartamento-pronto-para-morar

Muitas vezes, adquirir um imovél por meio de financiamento ainda pode ser uma maneira difícil para algumas pessoas. 

Por conta disso, muitas pessoas sonhadoras acabam desistindo dos seus objetivos e recorrem a viver no aluguel pelo resto de sua vida. 

Porém, e se te contarmos que existe uma modalidade bem mais fácil e prática do que a compra de imóveis por meio de financiamento? 

Sim! Existe uma forma de adquirir o imóvel dos seus sonhos de maneira simples. Esse método é mais conhecido como aluguel com intenção de compra

Ele serve para aquelas pessoas que estão à procura de uma estratégia de aquisição de imóveis prática e inovadora. 

Com ela, você poderá realizar um “test drive” do imóvel por um tempo. Caso se interesse, será possível utilizar o dinheiro do aluguel como entrada da aquisição. 

Não é uma opção interessante? Então, se você deseja conhecer mais sobre ela, conte com a aMORA! Entre em nosso site e encontre o imóvel dos seus sonhos e adquire-o de uma maneira simples e ágil! 

Conclusão 

Um apartamento pronto para morar pode ser ideal para pessoas que buscam praticidade no dia-a-dia, já que minimizam a maior parte das burocracias com a construção de um imóvel.  

Com isso, é possível desfrutar de um espaço confortável e funcional logo após a compra, permitindo que o comprador possa focar em outros aspectos importantes da sua vida. 

Além disso, a compra de um apartamento pronto para morar pode ser uma excelente opção para quem precisa se mudar com urgência ou para aqueles que não têm tempo disponível para acompanhar a construção de um imóvel. 

Ou seja, o apartamento já finalizado para moradia é uma opção perfeita para quem procura uma vida mais confortável e minimalista.