Skip to content

Vale a Pena Comprar Apartamento na Planta: Conheça o Guia Completo!

Se você está querendo comprar o seu imóvel próprio e está se perguntando: vale a pena comprar apartamento na planta? Você está no lugar certo! 

Essa é uma dúvida muito comum entre os interessados em comprar o imóvel próprio, uma vez que comprar um apartamento na planta pode ser bem mais econômico. 

Mas, será que realmente vale a pena? Na realidade, dependerá de diversos fatores e preferências do comprador. 

Para ajudá-lo a descobrir a resposta para esse questionamento, abordaremos todos os aspectos de um apartamento na planta. 

Dessa maneira, certamente você terá um “norte” para realizar a decisão correta. Então, está pronto para essa jornada? Vamos lá! 

Comprar apartamento na planta: o que é?

Se você está considerando comprar um apartamento, certamente já ouviu falar sobre a opção de adquirir um imóvel na planta. 

Mas afinal, o que isso significa? Bem, imagine-se embarcando em uma jornada imobiliária emocionante, onde você participa do início da criação do seu imóvel até o final. 

Não é legal? Comprar um apartamento na planta é exatamente isso! Você adquire um imóvel que ainda está em construção e acompanha todo o processo. 

Optando por um apartamento na planta, você está investindo num projeto residencial que está sendo desenvolvido por uma construtora. 

Ou seja, em vez de comprar um imóvel já construído, você estará optando por uma propriedade que ainda está sendo construída. 

Não podemos negar que essa modalidade de compra oferece algumas vantagens únicas, mas também traz desafios e considerações a serem avaliadas. 

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Se você está conhecendo essa modalidade agora, deve estar se perguntando: "Mas afinal, como funciona a compra de um apartamento na planta?”

De início, é necessário realizar uma pesquisa detalhada e identificar os empreendimentos imobiliários que estão sendo lançados ou serão lançados para compra. 

Nessa etapa, você pode visitar estandes de vendas, consultar anúncios imobiliários, conversar com corretores especializados ou pesquisar online. 

Após selecionar o empreendimento desejado, você deve entrar em contato com a construtora para obter mais informações sobre o processo de compra.

Uma vez decidido o apartamento que atenderá suas necessidades, é hora de formalizar a compra. Será necessário assinar um contrato de compra e venda com a construtora. 

Com a assinatura do contrato, você terá que efetuar o pagamento de uma entrada, que geralmente corresponde a uma porcentagem do valor total do imóvel. 

Além disso, serão estabelecidas as condições de pagamento durante a fase de construção, que podem variar de acordo com a política da construtora.

Após a conclusão da construção, o imóvel passará por vistorias para garantir que tudo esteja de acordo com o prometido. 

Uma vez aprovada a vistoria, chega o momento tão esperado: a entrega das chaves. Nesse momento, é essencial fazer uma nova vistoria no imóvel para identificar qualquer defeito.  

Quais as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta?

vantagens-de-comprar-apartamento-na-planta

Nem tudo são flores, não é? Então, temos de ser realistas! A compra de um apartamento na planta tem suas vantagens e desvantagens. 

Para você entender melhor se vale a pena comprar apartamento na planta, a aMORA trouxe as principais vantagens e desvantagens da modalidade. Vamos conhecer? 

Vantagens

Se formos citar todos os benefícios de comprar um apartamento na planta, poderíamos ficar o dia inteiro neste artigo. 

Por isso, separamos somente as principais vantagens de comprar um apartamento na planta. Confira abaixo! 

  • Personalização do imóvel: Um dos principais fatores que vão levá-lo a acreditar que vale a pena comprar apartamento em planta, é a personalização. Durante a construção, você terá a oportunidade de escolher alguns detalhes, como acabamentos, pisos, revestimentos e até mesmo a configuração do layout;
  • Garantia: Ao comprar um apartamento na planta, você geralmente recebe garantias da construtora em relação à estrutura, instalações e acabamentos do imóvel. Essa proteção oferece uma segurança maior ao comprador, assegurando de eventuais problemas estruturais ou defeitos;
  • Mais economia com melhores condições de pagamento: O melhor de tudo é que a compra de um apartamento na planta pode proporcionar uma vantagem financeira significativa. Geralmente, as construtoras oferecem condições de pagamento mais flexíveis durante a fase de construção;
  • Valorização do imóvel: Ao adquirir um apartamento na planta, você tem a possibilidade de se beneficiar com a valorização do imóvel ao longo do tempo. Conforme a construção avança, é comum que os preços dos imóveis na região também aumentem;
  • Não tem custos adicionais com manutenção: Ao comprar um apartamento na planta, uma das principais vantagens é a ausência da cobrança de custos adicionais com manutenção. Como o imóvel é novo e recém-construído, é menos provável que ocorram problemas estruturais.

E aí? Já sabe se vale a pena comprar apartamento na planta? É bem provável que essas vantagens sejam suficientes para você formular sua decisão de compra! 

Desvantagens

Agora vamos para as desvantagens? Infelizmente, tudo que é bom, pode ter seus contras. No entanto, não se preocupe! Na maioria das vezes, elas não se sobressaem os benefícios. 

Para você conhecer melhor as desvantagens da compra de um apartamento na planta, a aMORA separou alguns contras que podem fazer você repensar na modalidade. Vamos lá? 

  • Reajustes mensais: Durante o período de construção, é comum que as construtoras realizem reajustes nos valores das parcelas mensais. Esses reajustes podem acontecer com base em índices de inflação e outros fatores econômicos;
  • Atrasos na obra: Um risco muito comum nos apartamentos na planta é a possibilidade de atrasos na conclusão da obra. Isso acontece devido à diversos fatores, como condições climáticas, problemas técnicos, questões burocráticas ou até mesmo a má gestão da construtora;
  • Apartamentos prontos são diferentes do projeto apresentado: Por mais detalhado que seja o projeto apresentado pela construtora, é possível que algumas alterações sejam feitas durante a execução da obra. Mudanças de layout, dimensões de cômodos, posicionamento de portas e janelas são comuns de serem modificados.

Viu como não são tantas desvantagens em comprar um apartamento na planta? São fatores pontuais que talvez nem afetem diretamente na compra do imóvel. 

No entanto, para você, ainda vale a pena comprar apartamento na planta? Considere os dois lados da história e faça a sua decisão! 

Mas afinal, vale a pena comprar apartamento na planta?

desvantagens-de-comprar-apartamento-na-planta

Agora chegou o momento final! Afinal, vale a pena comprar apartamento na planta? A resposta para essa pergunta, na verdade, pode variar. 

No entanto, considerando as vantagens e desvantagens mencionadas anteriormente, é possível tirar algumas conclusões. 

Comprar um apartamento na planta pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam personalizar o imóvel, economizar e, potencialmente, se beneficiar da valorização da moradia.

Porém, ainda é importante estar ciente dos riscos e desafios envolvidos, como possíveis reajustes mensais, atrasos na obra e eventuais diferenças no projeto. 

Portanto, antes de comprar um apartamento na planta, leve em consideração suas necessidades, objetivos, disponibilidade financeira e disposição para lidar com possíveis problemas. 

Com uma análise cuidadosa e detalhada, você poderá tomar uma decisão consciente e determinar se vale a pena comprar apartamento na planta. 

Uma nova maneira de comprar o seu imóvel: Alugar para comprar da aMora!

Se você ainda estiver preparado para comprar um apartamento na planta, ainda é possível optar por outras alternativas de compra, como o aluguel com intenção de compra. 

Você já ouviu falar sobre essa modalidade de compra? Ela é relativamente nova, mas é bem inovadora, uma vez que é diferente do processo de venda convencional. 

Nela, você pode comprar o seu apartamento já pronto com o dinheiro do aluguel. Isso porque o pagamento mensal é reservado para ser utilizado na compra do imóvel. 

Ou seja, enquanto você paga o seu aluguel, o dinheiro estará sendo investido para a compra do seu imóvel. Não é incrível? 

Para conhecer mais sobre essa modalidade, você pode contar com a aMORA que é especializada na modalidade de alugar para comprar. 

Então, não deixe a oportunidade de comprar o seu apartamento passar. Veja o que a aMORA pode te oferecer e garanta sua moradia! 

Conclusão 

Chegamos ao fim! Agora, você já sabe se vale a pena comprar apartamento na planta. Espero que nossas dicas possam ajudá-lo a tomar uma decisão correta. 

Então, ao considerar a compra de um apartamento na planta, não se esqueça de ponderar sobre as vantagens e desvantagens que a modalidade oferece. 

Como cada indivíduo possui suas próprias circunstâncias e preferências, a resposta para a nossa pergunta principal, pode variar. 

No entanto, ao considerar todos os aspectos envolvidos, é possível determinar se essa opção está alinhada com seus objetivos, necessidades e planejamento financeiro.