Skip to content

Como comprar um imóvel com renda baixa: conheça os métodos!

Um dos sonhos principais dos brasileiros é ter a casa própria, porém, por muitos não terem condições financeiras para alcançar seus objetivos, esse sonho acaba sendo esquecido. 

No entanto, saiba que mesmo sendo renda baixa, é possível ter a casa própria. Com as estratégias corretas, é possível ter o imóveis dos sonhos. 

Porém, você deve ter bastante dedicação e planejamento financeiro para arcar com a compra do seu imóvel. Sem isso, o sonho pode ir por água abaixo. 

Entretanto, com muito foco e o auxílio certo, você, com certeza, conseguirá adquirir sua casa ou apartamento dos sonhos. 

Por isso, a aMORA, neste artigo, explicará detalhadamente como comprar um imóvel com renda baixa. Continue conosco e saiba já! 

 

Qual é a renda mínima para comprar um imóvel?

Em geral, não existe uma renda mínima para comprar um imóvel, o valor de compra pode variar por diversos fatores, como o valor do imóvel, programa de financiamento, instituições financeiras e condições do comprador. 

Por exemplo, existem pessoas que ganham um salário mínimo e conseguem juntar dinheiro suficiente para comprar o seu imóvel. 

Portanto, tudo dependerá das condições e planejamento financeiro do cliente. Existem alguns programas de financiamento, como o Casa Verde e Amarela que oferecem financiamentos imobiliários para famílias de baixa renda. 

No entanto, é muito importante ficar atento aos requisitos de cada programa e verificar se a sua condição atende a compra do imóvel. 

Ou seja, não existe uma renda mínima para comprar o seu imóvel. Tudo dependerá da casa escolhida, do programa de financiamento e de quanto dinheiro você tem guardado. 

 

Como comprar um imóvel com baixa renda?

Pode parecer impossível, mas ainda é possível comprar um imóvel com renda baixa. Tudo o que você precisa é fazer as decisões certas e ter um ótimo planejamento financeiro. 

A primeira possibilidade para esse cenário é procurar os financiamentos da Caixa Econômica Federal, que oferecem ótimos atrativos e taxas de juros baixas. 

Além disso, esse tipo de programa também oferece mais facilidade na hora da solicitação do financiamento, com a possibilidade de parcelar o valor do imóvel em 80%. 

No entanto, não existe somente essa estratégia para comprar o seu imóvel. Veja outras possibilidades de como comprar um imóvel com renda baixa: 

  • Programas governamentais de habitação: Programas como o Casa Verde e Amarela oferecem subsídios e financiamentos com juros mais baixos para compra de imóveis;
  • Financiamento imobiliário: Sem dúvida, o financiamento imobiliário é uma das opções mais viáveis para pessoas com renda baixa. Isso porque é possível financiar parte ou a totalidade do imóvel através de bancos e outras instituições financeiras; 
  • Compra de imóvel em construção: Geralmente, a compra de imóvel em construção é mais em conta do que uma residência que já está completamente pronta. 
  • Planejamento financeiro: Com um bom planejamento financeiro é possível juntar dinheiro para dar entrada em um imóvel e, se necessário, financiar o restante do valor do bem. 

Apesar das dicas citadas acima, é muito importante você estudar sua própria situação financeira, para ver se existe a possibilidade de arcar com as parcelas de um financiamento sem passar dificuldades. 

 

Como financiar um imóvel com renda baixa?

como financiar um imóvel com renda baixa

O financiamento imobiliário é nada mais do que um empréstimo feito por um banco com o objetivo de auxiliar o cliente a comprar sua casa própria. 

Ou seja, por meio de prestações mensais, o cliente paga seu imóvel por um tempo determinado — geralmente de 35 anos. Porém, a duração do financiamento pode ser reduzida. 

No entanto, para fazer um financiamento não é necessário contatar diretamente o banco. Existem também construtoras que disponibilizam essa modalidade de crédito para pessoas com renda baixa. 

Para você conhecer melhor cada tipo de financiamento imobiliário para pessoas com renda baixa, separamos algumas principais. Confira abaixo! 

 

Financiamento pelo banco 

Como dito anteriormente, essa é uma das modalidades mais utilizadas entre os brasileiros com baixa renda. 

Nela, a instituição financeira oferece um crédito para o seu cliente com objetivo de auxiliá-lo a comprar o seu imóvel. 

Então, elas te dão esse valor e você deve pagá-lo através de parcelas mensais, acrescidas com taxas de juros condizentes com o mercado. 

Uma alternativa perfeita para pessoas com renda baixa é o financiamento com a Caixa Econômica Federal, pois oferece juros mais baixos do mercado. 

 

Financiamento direto com a construtora 

Essa modalidade de financiamento é mais voltada para as pessoas que desejam comprar o seu imóvel na planta e também que desejam pagar as parcelas mais rapidamente. 

Então, durante a obra da residência, você vai pagando o seu imóvel, com taxas e encargos, e contará com menos burocracias do que um empréstimo bancário. 

A diferença entre o financiamento no banco e a construtora, é que a segunda permite a negociação com os possíveis compradores. Portanto, você pode pechinchar para o valor do imóvel abaixe de acordo com sua renda. 

 

Financiamento pelo Casa Verde e Amarela 

Para quem não sabe, o financiamento pela Casa Verde e Amarela é o antigo Minha Casa Minha Vida, porém, com algumas alterações. 

A Casa Verde e Amarela é o atual programa de moradia do governo federal e visa simplificar a compra do imóvel próprio para os brasileiros. 

Portanto, com esse financiamento, é possível comprar seu imóvel com taxas de juros menores e também não pagar uma entrada muito salgada. 

Nesse caso, a entrada é calculada de acordo com o valor do imóvel do comprador juntamente com sua renda. 

 

Como financiar o imóvel dos sonhos com aMORA?

como-fazer-financiamento-imobiliário

Se nenhum dos tipos de financiamento se adequam ao seu estilo de vida, você pode contar com a aMORA que segue uma metodologia de compra inovadora. 

Ou seja, a compra de um imóvel conosco é bem mais vantajosa do que um financiamento imobiliário. Isso porque permitimos que você invista em seu imóvel enquanto mora nele. 

A entrada principal deve ser depositada em dinheiro, porém, com o FGTS acumulado, realizamos um cálculo específico que o valor poderá ser reduzido em até 15%. 

Aqui, você escolhe o seu imóvel dos sonhos em São Paulo e realiza a sua compra de uma maneira prática e segura. 

Quer saber mais dos benefícios da compra do seu imóvel com a modalidade da aMORA? Entre em contato conosco e saiba como adquirir a sua casa dos sonhos

 

Conclusão 

Comprar um imóvel com renda baixa pode ser um desafio, mas existem inúmeras alternativas disponíveis para ajudá-lo a alcançar seu objetivo. 

Por isso, considere todas as oportunidades disponíveis, como programas governamentais de habitação, financiamento imobiliário com taxas de juros reduzidas, compra de imóvel em construção, entre outros. 

Ou então, se você tiver força de vontade e foco, você também pode juntar o seu próprio dinheiro e comprar o seu imóvel. Porém, para facilitar a sua compra, você também pode com a aMORA! 

Confira mais dicas de economia para comprar sua casa própria aqui no blog da AMORA!