Encontrar um cantinho para chamar de seu é mais do que uma jornada — é a busca por um sonho. No entanto, até que o sonho de comprar um imóvel se torne realidade, o aluguel se apresenta como uma opção viável, oferecendo maior flexibilidade e menos complicações iniciais.
Mas, como tudo na vida, optar pelo aluguel vem com seus próprios obstáculos, desde enfrentar uma montanha de papelada até a limitação na personalização do seu espaço. Sem falar de toda a burocracia e aumento anual que o aluguel passa, não é mesmo?
Por isso, preparamos este artigo para você mergulhar nos cinco principais desafios que podem fazer do aluguel um verdadeiro labirinto.
1. Ao morar de aluguel, você vai ter que lidar com toda burocracia do processo de locação
O caminho para alugar um imóvel é repleto de obstáculos burocráticos. Desde o momento em que você decide alugar até finalmente conseguir as chaves, você encontrará uma série de procedimentos que exigem tempo, paciência e, claro, dinheiro.
Documentações, comprovações de renda, e até a busca por garantias como fiador, seguro-fiança ou caução, transformam o processo de locação em um verdadeiro desafio de resistência.
Ainda pode haver a questão das referências, que muitas imobiliárias solicitam. Nesse caso, é preciso fornecer contatos de pessoas que conheçam você e possam confirmar seus dados.
E para finalizar, existem os custos em torno do processo, relativos a certidões, reconhecimentos de firma, declarações, entre outros — sem contar com o valor do seguro fiança ou depósito caução, garantias obrigatórias na maior parte das locações.
2. Ao morar de aluguel, você pode passar por muitas situações imprevisíveis
A imensa burocracia envolvida na locação do imóvel traz mais segurança ao proprietário do que a você.
Mesmo com um contrato de locação assinado, a segurança de um lar estável pode ser questionável. O proprietário pode, por razões diversas, solicitar o imóvel antes do término do contrato, deixando você em uma situação de buscar um novo lugar às pressas.
Essa instabilidade pode afetar não apenas sua rotina, mas também a de toda a sua família, especialmente se houver crianças ou adolescentes envolvidos.
3. Ao morar de aluguel, você precisa de autorização para qualquer modificação no imóvel
Um dos grandes desafios de morar de aluguel é a restrição para fazer alterações no imóvel.
Como o imóvel não é seu, toda e qualquer modificação para tornar o espaço mais aconchegante ou funcional, por menor que seja, é necessária autorização do proprietário.
Então, ao pensar em mexer no imóvel, lembre-se de que essa decisão não é sua. Seja mudar uma janela ou redecorar um ambiente, será possível apenas se o proprietário permitir.
4. Ao morar de aluguel, você investe em algo que não é seu
Mesmo que você consiga alugar o imóvel dos sonhos por um preço baixo, isso não muda o fato de que você está aplicando mensalmente uma alta quantia de dinheiro em algo que não te pertence.
Aluguéis não são baratos e mesmo que você não esteja planejando morar por muito tempo naquele lugar, a longo prazo, isso pode ser desanimador, especialmente ao considerar que esses recursos poderiam estar contribuindo para a aquisição de um imóvel próprio, um verdadeiro investimento no seu futuro.
5. Ao morar de aluguel, você não consegue formar um patrimônio
Todos os meses você separa uma boa parte do salário para pagar o aluguel, certo? Isso é o correto, já que o pagamento da moradia faz parte dos compromissos assumidos.
30 dias depois, você irá passar novamente pelo mesmo ciclo de pagamento.
Já parou para pensar que você está pagando apenas pelo direito de ocupar a residência, sem conseguir formar um patrimônio?
Agora imagine quando essa situação se estende por dez anos, por exemplo. Some todo o dinheiro que você vai destinar aos aluguéis durante esse período. Muito provavelmente, o valor calculado seria o suficiente para dar uma boa entrada no financiamento do apartamento próprio, não é mesmo?
Encontrando seu caminho para compra do imóvel com aMORA
Viu só como morar de aluguel pode envolver dificuldades que vão muito além da burocracia com a contratação?
Para solucionar esses problemas, o ideal é adquirir seu próprio imóvel. Assim, você constrói um patrimônio, adquire autonomia sobre o bem e tem a segurança de só se mudar quando quiser.
Apesar dos desafios, é essencial lembrar que cada fase da vida vem com suas necessidades e possibilidades. Morar de aluguel pode ser a melhor opção em determinados momentos, especialmente se você busca flexibilidade ou está em transição.
Entretanto, caso você já tenha encontrado o imóvel dos seus sonhos, a aMORA está aqui para te ajudar do início ao fim desta jornada!
Cadastre-se agora para falar com os nossos especialistas e tirar do papel o sonho da sua casa própria.