Skip to content

Locação com opção de compra 2023: como funciona e vantagens!

Você já ouviu falar do programa de aluguel com opção de compra? Se ainda não, saiba que essa é uma ótima opção para quem está querendo comprar seu primeiro imóvel. 

A locação com opção de compra é uma modalidade relativamente nova que tem o objetivo de facilitar a compra de um imóvel. 

Nela, o interessado, antes de comprar o imóvel, pode entrar com a opção de aluguel e ao final do contrato comprá-lo — mas somente se desejar. 

Então, o valor que está sendo investido no aluguel, é direcionado para a compra do imóvel. Essa modalidade é uma ótima alternativa para quem busca soluções otimizadas.  

Para você conhecer mais um pouco sobre essa modalidade, neste artigo, explicaremos o que é o programa de aluguel com opção de compra e como ele funciona. Vamos lá? 

O que é locação com opção de compra?

A locação com opção de compra é um modelo de negócio que permite que você alugue um imóvel e, após um determinado período de tempo, comprá-lo. 

Basicamente, o inquilino paga o aluguel mensal, incluindo um valor extra, para que possa acumular créditos que serão utilizados como entrada para a compra do imóvel.

Ao final do período estabelecido no contrato, o usuário terá a opção de comprar o imóvel pelo preço acordado. 

No entanto, o inquilino não será obrigado a ficar com o apartamento ao final do contrato. Caso deseje sair normalmente, ele só precisará resgatar o dinheiro investido. 

Esse é um ótimo benefício da locação com opção de compra, uma vez que você poderá realizar um “teste” do imóvel que estará prestes a comprar. 

Quais os diferenciais da locação com opção de compra?

Mas afinal, qual a principal diferença de um contrato de aluguel de imóvel para um contrato de compra e venda de imóvel? É simples, vamos lá! 

A principal diferença entre os dois é que o contrato com opção de compra, em sua finalização, o imóvel poderá ser adquirido pelo proprietário. 

Já no contrato convencional isso não acontece, uma vez que o inquilino realiza um contrato temporário, onde não será possível adquirir o imóvel no período final do acordo. 

A locação com opção de compra é uma alternativa interessante para os proprietários que têm interesse em vender a casa e, ao mesmo tempo, ter uma renda mensal. 

Agora, para o locatário, é uma chance de realizar um “teste” do seu futuro imóvel sem o compromisso de compra. 

Além disso, um ponto que não podemos esquecer é a agilidade e facilidade da compra. Diferentemente do contrato convencional, o objetivo do aluguel com intenção de compra é otimizar o tempo do cliente. 

Como funciona a locação com opção de compra?

Imagem - como-funciona-a-locação-com-opção-de-compra

Agora que você já sabe o que é a locação com opção de compra, está na hora de saber como ela funciona. 

Por isso, para você entender melhor como a modalidade funciona, vamos dividi-la em duas partes, sendo a fase de aluguel e a fase de compra. Vamos começar?

Fase de aluguel

Nesta fase, você paga um aluguel mensal, composto por duas partes: o valor do aluguel e um valor extra que será acumulado como crédito para a compra do imóvel. 

Geralmente, esse valor extra é entre 45% e 50% do valor total do aluguel. Por exemplo, se o aluguel é de R$ 2.000,00, o valor extra seria por volta de R$ 2.000 por mês. 

Esse valor é somado ao valor de entrada no programa aluguel com opção de compra e acumulado ao longo do período de aluguel com opção de compra e pode ser usado como entrada na compra do imóvel.

Fase de compra

Ao final do período estabelecido no contrato, você tem a opção de comprar o imóvel pelo preço acordado no contrato. 

Geralmente, o preço de compra é definido no início do contrato e pode ser negociado entre as partes.

Caso você decida comprar o imóvel, os créditos acumulados durante o período de aluguel são usados como entrada na compra. 

Se você não quiser comprar o imóvel, pode simplesmente resgatar o dinheiro que guardou ao longo dos anos.

Vantagens da locação com opção de compra

vantagens-da-locação-com-opção-de-compra

A locação com opção de compra apresenta diversas vantagens para quem está na dúvida entre fazer um financiamento ou continuar vivendo de aluguel. 

São tantas vantagens que fica impossível de listá-las. No entanto, a aMORA trouxe os principais benefícios da modalidade. Vamos conhecê-los?

Flexibilidade

O modelo de aluguel com opção de compra pode oferecer aos locatários a flexibilidade de testar a propriedade antes de se comprometerem com uma compra. 

Isso pode ser especialmente útil para aqueles que não têm certeza se desejam permanecer em uma determinada área ou que ainda não têm certeza se podem se comprometer com um pagamento de financiamento de longo prazo.

Esse benefício é muito importante quando se trata de bens de alto valor, como veículos, equipamentos industriais ou imóveis, nos quais é importante manter a compatibilidade. 

Menos requisitos de entrada

Ao contrário de um financiamento imobiliário tradicional, o modelo de aluguel com opção de compra geralmente requer menos dinheiro adiantado para entrar no imóvel. 

Em vez de pagar o valor total do bem no momento da aquisição, como aconteceria em uma compra convencional, o locatário paga uma quantia menor como entrada. 

Isso pode ser uma opção atraente para aqueles que não têm muito dinheiro para dar de entrada em um financiamento imobiliário.

Dessa maneira, o locatário não precisa desembolsar uma quantia significativa de dinheiro para adquirir o bem imediatamente. 

Opção de compra

O modelo de aluguel com opção de compra permite que os locatários tenham a opção de comprar a propriedade após um período de aluguel especificado. 

Ou seja, ao invés de comprar um imóvel de uma vez só, o inquilino pode desfrutar da estrutura e, ao final do contrato, decidir se deseja comprar ou não. 

Isso pode ser uma opção atraente para aqueles que desejam possuir uma casa, mas que não têm crédito ou renda suficientes para se qualificar para um financiamento imobiliário.

Proteção contra flutuações do mercado

O modelo de aluguel com opção de compra pode oferecer proteção contra flutuações do mercado imobiliário, uma vez que o preço da propriedade é acordado no início do contrato. 

Ou seja, mesmo que o valor de mercado do bem aumente durante o período de locação, o locatário ainda terá direito a comprá-lo pelo valor acordado no contrato, protegendo-o contra possíveis aumentos de preço. 

Isso pode ser benéfico para aqueles que acreditam que o valor da propriedade pode aumentar durante o período de aluguel ou querem esperar por menores taxas de juros do financiamento imobiliário.

Compra fácil e rápida 

A locação com opção de compra é uma maneira simples, rápida e segura de adquirir o seu primeiro imóvel. 

Isso porque, uma vez que o locatário decide exercer a compra, o processo de finalização do contrato é geralmente bem mais rápido do que uma compra convencional. 

Isso porque muitos dos detalhes, como histórico de pagamento, condições do bem e outros aspectos relevantes, já foram discutidos durante o período de locação. 

Além disso, ao optar pela locação com opção de compra, o locatário pode evitar a necessidade de passar por um processo de financiamento complexo. 

Essa opção também é bem mais simples porque o locatário tem a oportunidade de construir um histórico de pagamento positivo com o locador. 

Ou seja, esse histórico pode ser um fator favorável na obtenção de uma aprovação de financiamento mais rápida e com condições melhores. 

Por fim, o locatário também tem a oportunidade de utilizar o bem e avaliar sua qualidade, desempenho e adequação às suas necessidades. 

Vale a pena optar pela locação com opção de compra?

contrato-de-locação-com-opção-de-compra

Essa é uma pergunta que só você pode responder. Mas, em geral, essa opção é vantajosa para quem não tem condições de comprar um imóvel à vista, mas deseja ter a segurança de um lar próprio no futuro.

A locação com opção de compra permite que você comece a pagar por um imóvel que, no futuro, poderá ser seu. 

Além disso, ele te dá a possibilidade de decidir se realmente quer comprá-lo ou não após um determinado período.

O programa também pode ser uma alternativa para quem está com dificuldades de conseguir financiamento imobiliário, já que o processo é mais flexível e pode ser mais fácil de ser aprovado.

Portanto, a resposta para essa questão depende das suas preferências e necessidades. Por isso, pondere seus fatores e faça a decisão que se integre com sua realidade. 

Como comprar um imóvel com 5% de entrada? Conheça a aMora!

Já imaginou comprar um imóvel com 5% de entrada? Pode parecer algo de outro mundo, mas é real! Com a aMORA, agora é possível. 

A aMORA é líder quando o assunto é locação com opção de compra, contando com um time que proporcionará todo apoio necessário para sua compra. 

O processo de aquisição do seu imóvel nunca foi tão fácil com a ajuda da aMORA. Tudo o que você precisa fazer é cadastrar em nosso site e aguardar nosso chamado. 

Conosco, você terá diversas opções como: economizar na entrada do seu imóvel, compra mais flexível e suporte de toda nossa equipe. Não é legal? 

Então, não perca tempo de comprar o imóvel dos seus sonhos, conte com a aMORA para realizar seus objetivos. Faça sua simulação! 

Conclusão

Ter um imóvel próprio é o sonho de boa parte da população, mas, a cada ano que se passa, fica mais difícil realizar a aquisição de uma moradia. 

Por isso, é muito importante contar com modalidades que otimizam o processo de compra de imóvel e deixam os sonhos mais palpáveis, como a locação com opção de compra. 

Nela, você terá mais flexibilidade e liberdade para escolher o imóvel dos seus sonhos, de uma maneira simples e otimizada. 

No entanto, para isso, você deve contar com uma empresa especializada na modalidade, como a aMORA. Venha saber o que podemos fazer por você! 

Aliás, se gostou de conhecer sobre o aluguel com opção de compra e deseja saber mais, não esqueça de acompanhar os conteúdos do blog da aMORA